Como tomar whey protein?
O whey protein é um suplemento obtido através da proteína do soro do leite de vaca, ovelha ou cabra, que é muito utilizado para complementar a dieta, especialmente de quem quer ganhar peso ou massa muscular, pois aumenta a produção de músculo, além de melhorar o rendimento durante os exercícios físicos e a recuperação após os treinos.
Por ser uma proteína de ótima qualidade, o whey protein tem propriedades antioxidantes que também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, além de efeito sacietogênico que contribui para o controle da fome.
O whey protein pode ser encontrado em farmácias e lojas de suplementos alimentares, e a quantidade a ser tomada depende de fatores como idade, peso e estado geral de saúde. No entanto, a recomendação geral de ingestão é entre 20 a 40 g por dia, podendo ser diluído em água, suco de frutas ou adicionado à frutas, 30 minutos antes ou logo após o treino.
A ingestão de altas quantidades de proteínas pode sobrecarregar os rins e, por isso, a suplementação com whey protein só deve ser feita sob a recomendação de um nutricionista ou nutrólogo.
Para que serve o whey protein
Por ser um suplemento de proteínas de alta qualidade, o whey protein fornece diversos benefícios para a saúde, como aumentar a força e o rendimento durante os treinos; melhorar a recuperação do músculo no pós-treino; aumentar a produção de proteínas e de músculos; prevenir o envelhecimento precoce; ajudar no emagrecimento e fortalecer o sistema imunológico.
Tipos de whey protein
Existem 3 tipos de whey protein, que variam de acordo com a forma de produção e a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras presentes no suplemento:
Whey concentrado, que é um suplemento que passa por um processamento mais simples, e que também contém carboidratos, gordura, lactose e minerais. Em geral, a concentração de proteínas deste tipo de whey é em torno de 80%, sendo recomendado para quem não tem intolerância à lactose problemas de digestão e não precisa restringir as calorias da dieta;
Whey isolado, é a forma mais pura da proteína do leite, contendo acima de 90% de proteínas e pouca, ou nenhuma, quantidade de lactose. Este tipo de whey é recomendado para quem tem intolerância à lactose, dificuldade de digestão ou quer iniciar uma dieta para perda de peso, pois contém menos carboidratos e gorduras;
Whey hidrolisado, este tipo de whey contém alto teor de proteína e passa por um processo em que as proteínas são quebradas, facilitando sua absorção. Este suplemento pode ser indicado para quem tem intolerância à lactose, problemas digestivos ou planeja fazer uma dieta com restrição em gorduras e carboidratos.
O tipo de whey protein recomendado varia de acordo com os objetivos, o estado de saúde e se a pessoa possui algum problema de digestão. Por isso, para saber como escolher o melhor tipo de whey, deve-se consultar um nutricionista.
Quantidade recomendada
A quantidade recomendada de whey protein varia de acordo com o estado de saúde, a idade, o gênero, o peso e a intensidade da atividade física. No entanto, a recomendação geral é de 20 a 40 g por dia, que pode ser diluído em água, suco de frutas ou adicionado às frutas.
Vale lembrar que o consumo excessivo de whey protein pode sobrecarregar os rins e, por isso, é recomendado consultar um nutricionista ou um nutrólogo antes de decidir usar o suplemento.
Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo excessivo de whey protein pode causar sintomas leves como gases, náuseas, cólicas, diminuição do apetite e dor de cabeça, ou, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins, causando insuficiência renal.
Pessoas com alergia à proteína do leite não devem consumir o whey protein. Já pessoas que possuem algum problema no fígado ou rins, devem consultar um médico antes de iniciar o uso do suplemento.
Fonte: Dra. Tatiana Zanin | Tua Saúde
Foto: Blender Bottle