Jeffrey Herlings é campeão mundial MXGP!
O GP da cidade de Mantova, marcou a grande final de uma das temporadas mais disputadas da história do Mundial de Motocross. Romain Fevbre, Jeffrey Herlings e Tim Gajser chegaram com chances de conquistar o título, mas apenas os dois primeiros dependiam apenas de sí.
Na primeira bateria Jorge Prado saiu na frente, com Fevbre e Herlings logo atrás. Fevbre não conseguiu a ultrapassagem e acabou sendo ultrapassado por Herlings, que não demorou muito para assumir a liderança, algumas voltas depois Fevbre finalmente conseguiu deixar Prado.
Com a vitória na primeira bateria, e a 2ª colocação de seu adversário direto, Romain Fevbre, ambos empatavam na classificação geral com 683 pontos, levando a decisão do título para a última bateria da temporada, onde quem chegasse na frente conquistava o título.
Na segunda corrida, o espanhol Jorge Prado mais uma vez saiu na ponta, (fazendo seu 18º holeshot na temporada) novamente seguido por Romain Fevbre e Jeffrey Herlings. Não demorou muito para Fevbre assumir a ponta, com Herlings a sua cola, pouco depois Herlings atacou seu adversário assumindo a liderança e abrindo vantagem, Febvre sofreu um tombo dando adeus a chance de conquistar seu segundo título mundial na categoria MXGP.
Enquanto isso Tim Gajser que havia assumido a 2ª colocação foi pra cima de Herlings, mas finalizou mesmo na 2ª colocação da bateria.
O holandês garantiu mais um triunfo para a Red Bull e conquistou seu bi campeonato mundial na 450.
Na MX2, mais uma etapa com domínio da Yamaha Racing, que venceu com Jago Geerts, e contou com o campeão Mundial, Maxime Renaux na 2ª colocação.
A etapa também marcou a despedida de Antonio Cairoli, Shaun Simpson e Kevin Strijbos, que se despediram do motocross profissional após quase duas décadas.
Somatória da etapa e classificação do campeonato – 250
Somatória da etapa e classificação do campeonato – 450
Fotos: MXVICE
Fonte: WWW.SHOWRADICAL.COM